terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como a qualidade da água afeta a saúde humana?

A qualidade da água é fundamental para garantir um ambiente saudável e a saúde humana. A exigência básica por pessoa por dia é de 20 a 40 litros de água livre de contaminantes nocivos e agentes patogênicos, para os fins de água potável e higiene.

Em muitos países, no entanto, a quantidade de água necessária por dia para beber e o esgotamento sanitário não possuem a qualidade requerida. Países em desenvolvimento em fase de rápida urbanização sofrem com a falta de redes de esgoto, o que resulta na contaminação da água potável, tornando-se uma das principais causas de doenças e morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 4 bilhões de casos de diarréia por ano, além de milhares de outros casos da doença, estão associados com a falta de acesso à água com qualidade segura para consumo humano. Por ano 2 milhões de pessoas morrem como resultado de diarréia, a maioria delas crianças menores de cinco anos de idade. A saúde humana é gravemente afetada por doenças relacionadas à água (por vias navegáveis, alimentos lavados com água, etc), bem como pela poluição química da água.

Apesar da melhora progressiva na oferta de saneamento básico, desde 1990, o fornecimento de água potável e esgotamento sanitário, para grande parte da população humana, continua sendo um desafio. Hoje, 1,1 bilhão de pessoas ao redor do mundo ainda não têm acesso ao abastecimento de água tratada e mais de 2,6 bilhão de pessoas carecem de esgotamento sanitário. Melhorias no saneamento têm sido menos observadas nas áreas rurais do que nas zonas urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário